O uso de cannabis medicinal no Brasil pelo SUS

O uso de cannabis medicinal tem se mostrado uma alternativa eficaz no tratamento de diversas condições de saúde. No Brasil, desde 2015, é permitido o uso de produtos à base de canabidiol (CBD), desde que prescritos por um médico e importados de países que permitem sua fabricação e comercialização.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou a inclusão de novas substâncias à lista de produtos à base de cannabis permitidos no país. Entretanto, o acesso a esses produtos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é bastante limitado.

Tratamento com cannabis pelo SUS

Para conseguir um tratamento com cannabis medicinal pelo SUS, o paciente deve seguir alguns procedimentos. Primeiramente, é necessário ter uma indicação médica para o uso do produto. Em seguida, é preciso fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Saúde da cidade em que reside.

Após a realização do cadastro, o paciente deve solicitar ao médico que faça uma prescrição da substância. A prescrição deve ser encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde, que irá avaliar a solicitação e emitir uma autorização para a compra do produto.

É importante destacar que, atualmente, o SUS só disponibiliza o canabidiol em forma de solução oral e que o tratamento é destinado apenas para pacientes que não apresentaram resultados satisfatórios com as terapias convencionais.

Conclusão

Apesar das limitações, é possível obter um tratamento com cannabis medicinal pelo SUS, desde que o paciente siga todos os procedimentos e atenda aos critérios estabelecidos pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde. É importante ressaltar que o acesso aos produtos ainda é bastante restrito, mas a tendência é que, com a regulamentação, o tratamento com cannabis medicinal se torne mais acessível a todos aqueles que necessitam.

Disclaimer

Essa informação não foi revisada pela ANVISA e não deve ser usada para diagnosticar, tratar ou curar nenhuma condição. Para isso consulte um médico especialista. Nosso conteúdo não busca encorajar o consumo de cannabis ou ajudar a diagnosticar e tratar nenhum tipo de condição, para isso, consulte um médico especialista.